sábado, 23 de agosto de 2014

O monumento submerso de Yonaguni

     O monumento submerso de Yonaguni é uma enorme formação rochosa submarina ao largo da costa da ilha de Yonaguni, localizada no Sul das ilhas Ryukyu, no Japão e só a 125 Km. de Taiwan. Estas ruínas têm originado acesos debates sobre a sua origem. Será que são realmente um fenómeno da natureza, ou será que foram realmente feitas pelo homem, de uma civilização muito antiga?
     As ruínas estão situadas a poucos quilómetros da ilha de Yonaguni-Jima, a ilha mais ocidental do Japão, com uma área de 28,88 Km2 e população de cerca de 1745 habitantes.
     O monumento possui cerca de 200 metros de Oeste a Leste, e cerca de 140 metros de Norte a Sul, o seu ponto mais alto tem a altura de 26 metros.
     As ruínas submersas de Yonaguni foram encontradas ocasionalmente em 1986 por um mergulhador Japonês chamado Kihachiro Aratake, enquanto mergulhava a uma profundidade de 25 metros. Estima-se que estas ruínas tenham entre 5.000 a 8.000 anos de antiguidade.


     Outros, estimam que a estrutura é muito mais antiga, como a professora de geologia da Universidade de Tóquio, a Drª Teruaki Ishii, que determinou que a submersão das ruínas tenha ocorrido no final da última era glaciar, ou seja, à cerca de 10.000 anos atrás.
     Alguns acreditam que as ruínas fazem parte do lendário continente perdido de Mu, que teria sido submerso à cerca de 4.000 anos atrás devido a um forte terremoto.
     Foi gerada muita especulação quanto à sua origem, enquanto muitos arqueólogos e geólogos acreditam que se trata de uma formação rochosa natural, moldada pela força da natureza, outros defendem que devido a algumas das suas características, teria sido feita pelo homem.
     Muitos hieróglifos desconhecidos têm sido encontrados nos arredores das ruínas submersas, inclusive o que parece ser uma escultura de uma cabeça humana com vários metros de altura, muito próxima de uma das estruturas em forma de pirâmide.
     As inúmeras formas geométricas da maior parte das estruturas levam a crer que estas teriam sido feitas por uma civilização muito antiga e desenvolvida.
     As ruínas encontram-se entre os 25 e os 100 metros de profundidade e as estruturas rochosas que mais impressionam são várias pirâmides, pilares enormes, plataformas, escadas esculpidas e estradas formadas a partir de grandes blocos de pedra.
     Uma das maiores pirâmides possui 600 metros de largura e 30 metros de altura e estão perfeitamente alinhadas conforme os pontos cardeais.


     Masaaki Kimura, um professor japonês de biologia marinha, mergulhou no local das ruínas durante 20 anos e costuma dizer, todas as vezes que regressa depois de um passeio subaquático nas ruínas de Yonaguni, é que estas são restos de uma civilização muito antiga, da Idade da Pedra.
     Há ainda histórias e lendas que dizem que as ruínas foram construídas por extraterrestres, outros dizem que a área está localizada no triângulo do Dragão, onde há registos de muita actividade paranormal.
     Existem muitas lendas que narram como inúmeros navios desapareceram sem deixar rasto dentro desta área, além de relatos sobre a presença de actividade Ovni na região.
     Embora muitos acreditem que as estruturas foram criadas por uma civilização muito antiga, esquecida pelo tempo, outros afirmam que são meras formações geológicas. O que é certo é que este assunto está rodeado de enigmas e mistérios...

1 comentário: